Prefeitura Municipal de América Dourada-BA

Siga as redes Sociais do Prefeitura Municipal de América Dourada-BA

Conteúdo do América Dourada-BA

Histórico Municipal

América Dourada é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada no centro-norte baiano, faz parte da microrregião de Irecê, com outros mais municípios que tomam por reconhecimento na atividade da irrigação agrícola, como João Dourado e Lapão.

História

América Dourada 
Bahia - BA 

Histórico 

A origem de América Dourada deve-se aos filhos e netos de João José da Silva Dourado, que em 1870 compraram uma fazenda, que no decorrer dos tempos passou a povoado e foi denominado Mundo Novo.

A maioria de seus habitantes era descendente de João José da Silva Dourado e tomando conhecimento da existência de uma cidade com este mesmo nome, sentiram a necessidade de mudar o nome do povoado para América. As povoações vizinhas passaram a chamá-lo de América dos Dourados. Passando depois a denominar-se América Dourada. 

Gentílico: américo-douradense 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de América Dourada, pela Lei Estadual nº 1090, de 22-07-1915, subordinado ao Município de Morro do Chapéu.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o Distrito de América Dourada figura no Município de Morro do Chapéu. 

Pela Lei Estadual nº 1896, de 02-08-1926, o Distrito de América Dourada foi transferido do Município de Morro do Chapéu para constituir o novo Município de Irecê.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de América Dourada, figura no Município de Irecê.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Distrito de América Dourada, figura no Município de Irecê.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983, (suplemento).

Elevado à categoria de município com a denominação de América Dourada, pela Lei Estadual nº 4399, de 25-02-1985, desmembrado de Irecê. Sede no antigo Distrito de América Dourada.

Constituído de 4 distritos: América Dourada, Belo Campo, Prevenido e Soares, todos criados pela mesma lei acima citada. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: América Dourada, Belo Campo, Prevenido e Soares.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.